×
Siga-nos
5 maio

O Que é Picking e Packing? Entenda a Importância Disso Para um E-commerce

Os conceitos de picking e packing são essenciais para o bom andamento das atividades de um e-commerce porque permitem manter uma gestão mais rigorosa dos estoques e ainda alcançar maior excelência no atendimento dos consumidores. Os empresários do universo digital conseguem ter mais dinâmica e agilidade para selecionar, embalar e encaminhar os produtos para os destinos.

Picking e Packing: A base para atender o novo consumidor

O perfil do consumidor mudou consideravelmente com a difusão da internet e a possibilidade de comprar online com apenas alguns cliques. Inicialmente esses compradores estavam dispostos a esperar o tempo de entrega mais prolongado se tivessem as facilidades de comprar sem sair de casa. No entanto, o imediatismo resultante do crescente uso de redes sociais e outras tecnologias fez com que as pessoas se tornassem cada vez mais ansiosas.

Hoje em dia os consumidores não têm mais paciência para esperar por longos períodos para entrega e nem para erros. Sendo assim cabe aos empresários que estão a frente de e-commerce de qualquer segmento dedicar um tempo significativo para o planejamento de uma logística eficiente em que não haja espaço para erros ou demora. É nesse contexto que conceitos como picking e packing fazem tanta diferença.

O que é picking?

Recebe o nome de picking os processos logísticos que se relacionam com a separação e preparação dos pedidos para entrega. Os produtos precisam ser coletados do estoque observando a quantidade solicitada pelos consumidores. O pedido deve ser entregue de acordo com o que ele comprou no site. Um processo essencial para a logística de e-commerce englobando cerca de 55% das despesas totais de funcionamento de armazéns de produtos.

Métodos de organização de picking

Cada companhia demanda o seu próprio modelo de picking para ter as suas necessidades atendidas. Abaixo vou apresentar em detalhes os diferentes modelos que podem ser adotados:

1 – Picking discreto

Neste sistema, geralmente aplicado a empresas de menor porte, cada funcionário realiza o processo completo de picking de um pedido, assim um pedido é resolvido de cada vez.

2 – Picking por zona

Trata-se de um sistema de picking em que as atividades de logística de separação dos pedidos são divididas em zonas distintas, o que pode ser chamado de Unidade de Manutenção de Estoque (ou SKU – Stock Keep Unit). Em cada zona há um ou mais profissionais que se ocupam somente dela.

3 – Picking por lote

Nesse esquema de organização de picking diversos SKUs são agrupados formando então um lote e cada profissional realiza as atividades referentes a um lote. Há a divisão de tarefas de logística como no picking por zona, porém, nesse caso há vários SKUs para realizar e não apenas um.

4 – Picking por onda

Nesse modelo cada indivíduo fica responsável por somente um SKU com um intervalo de tempo previamente determinado para que não haja acúmulo na expedição.

O que é Packing?

Packing é a etapa logística de empacotamento dos produtos para que já embalados possam ser remetidos para o consumidor. Trata-se do passo seguinte ao picking e que tem grande relevância para o bom trabalho de entrega do e-commerce. A forma como os produtos são embalados para entrega faz toda a diferença no impacto do cliente.

Receber um item mal embalado e que pode até ter sofrido danos no caminho não é nada agradável e faz com que muitos consumidores decidam não comprar nunca mais do site em questão. O cuidado que o cliente percebe ao receber a caixa em casa certamente o fará se sentir relevante para a empresa de que comprou.

Use softwares de gestão logística para ter melhores resultados

Os processos de picking e packing são fundamentais para gerar uma base de clientes satisfeita com o seu e-commerce. Para evitar ao máximo erros que podem custar o retorno dos consumidores a sua página aconselho adotar o uso de softwares de gestão logística que permitam ter relatórios detalhados com entradas e saídas de produtos. Os gestores podem traçar estratégias promocionais mais assertivas com o total controle do sistema de entrega.

Além disso, com acesso a dados dos produtos com maior saída do seu e-commerce é possível chegar a respostas satisfatórias sobre como organizar o seu estoque de maneira a agilizar processos, os produtos que são vendidos com maior frequência podem ser posicionados na frente, por exemplo.

Com o passar do tempo a sua companhia poderá inclusive detectar onde estão eventuais focos de prejuízo que podem ser contornados com estratégias inteligentes. Os softwares usados em gestão de logística permitem tornar mais assertivo os processos de picking e packing garantindo assim uma entrega mais eficiente para os seus clientes.

Fonte: Marcus Marques